Buscar recursos para financiamento no setor de microcrédito continua sendo uma decisão acertada. As vantagens oferecidas para o tomador tornaram a modalidade muito atraente e bem distante daquela ideia de “brincar com o perigo”. Microcrédito também pode ser usado a favor das finanças pessoais ou para a construção do próprio empreendimento.

Existem momentos específicos em que o crédito pode ser bem-vindo, desde que seja tomado com muito cuidado, avaliando direitinho as taxas e condições de pagamento.

O microcrédito tem se consolidado como ferramenta mais indicada para financiar negócios e projetos, reduzir custos a longo prazo e até trocar dívidas caras por mais baratas.

Todavia, é sempre importante se precaver antes de buscar este tipo de financiamento, se organizar para não ter surpresas e poder pagar as parcelas  com naturalidade.

Dados do Banco Central confirmam que o setor de microcrédito leva vantagens sobre a maioria dos fornecedores de crédito do mercado.

Média de taxas de juros ao ano em julho de 2019

Aquisição de veículo    Cartão de crédito    Cheque especial    Crédito pessoal            Microcrédito
20,3% a.a.       283,7% a.a.          318,7% a.a.          119,5% a.a.                34,6% a.a.

Fonte: Banco Central

Vantagens de financiar pelo microcrédito

1-Geração de renda e negócios

Pegar crédito para abrir um negócio ou incrementar uma atividade vale muito a pena. Nesse caso os especialistas recomendam a abertura de uma microempresa para ter acesso ao microcrédito e juros e condições especiais.

2-Financiar os estudos

Como todo investimento, a educação também traz riscos, mas continua sendo uma ótima alternativa de crescimento pessoal e profissional. Em momento de cortes de bolsas no ensino superior, o estudante pode precisar encontrar outros meios de financiar a educação.

3-Dívidas caras e empréstimos com juros baixos

Imprevistos acontecem. O ideal é ter um colchão para esses momentos de queda abrupta. Por isso a importância da reserva de emergência. Mas como nem tudo sai como o planejado, uma dívida alta pode aparecer. Nesses casos, pode ser vantajoso buscar linhas de crédito mais baratas para quitar uma dívida. 

4-Fugir dos juros do cartão e do cheque especial

Os vilões do mundo do crédito (rotativo do cartão crédito e o cheque especial) são justamente as modalidades que oferecem mais facilidade. Eles possuem juros que podem superar os 300%  ao ano. Se você entrou nessa e não sabe quando vai conseguir quitar a dívida, tente buscar outra solução.

5-Comprar mercadorias ou matéria prima

Às vezes, a pessoa consegue um bom desconto com fornecedores se pagar à vista ou fizer parcelas menores. Exemplos de aplicação podem ser as oportunidades para construir ou reformar a casa.

Mais sugestões ou ideias você encontra em: https://valorinveste.globo.com/produtos/credito/noticia/2019/09/16/5-situacoes-para-pegar-emprestimo-sem-culpa.ghtml