Nem todo mundo sabe cuidar bem das próprias finanças. Este tem sido um desafio muito grande para boa parte das pessoas que muitas vezes espera o pior acontecer para tomar decisões. Pesquisas mostram que os brasileiros não são muito afeitos a organizar a sua vida financeira e demonstram não gostar da ideia de planejar o orçamento doméstico. A falta de hábito pode estar na raiz desse problema que encontra solução quando tomamos a decisão de criar determinados controles sobre como lidamos com nossos ganhos e gastos.

Separamos um conteúdo que traz algumas ideias de como começar a tratar prontamente desse assunto e chegar a bom um nível de organização financeira. Transformar as ações sugeridas em hábitos de economia é o passo fundamental do processo.

1 – Controle de entradas e saídas

Crie o hábito de anotar todos os seus gastos. Coloque numa planilha (existem aplicativos de celular para isso) todos os seus gastos e veja quais são os fixos e variáveis. Analise a importância de cada um e elimine os supérfluos;

2 – Contas em dia

Não deixe suas contas atrasar. Com os gastos na ponta do lápis, separe sempre o valor necessário para manter-se um bom pagador e saldar dívidas. Sair do vermelho é fundamental para sua vida financeira. Dê um jeito de negociar dívidas atrasadas para obter prestações que caibam no seu bolso;

3- Guarde um pouquinho

Quem não tem uma reserva monetária dificilmente terá uma vida financeira saudável. Lembre-se disso e separe mensalmente uma parte de seus ganhos para imprevistos de saúde e emprego;

4 – Sonhos e motivação

Faça um levantamento de todos os sonhos que você quer realizar, separando-os por prazo (curto, médio e longo).  Quanto será necessário guardar por mês para comprar a casa, por exemplo. Eles devem servir como a sua grande motivação já que a economia é para você conquistar algo que quer muito.

 

5 – Busque conhecimento

Saber lidar com o dinheiro é uma ciência. Muita gente dedicou anos para estudar o assunto e essa literatura está disponível no mercado. Leia livros sobre educação financeira, assistas vídeos ou, até mesmo, faça um curso especial sobre. Isso muda a cabeça da gente.

6 – Ganhe vendendo seus usados 

Quem não tem coisas velhas estocadas em casa?  Faça um levantamento disso e ganhe um dinheiro extra. Separe roupas, sapatos, móveis e equipamentos. Existem muitos canais para expor os produtos, principalmente em lojas virtuais e dá para ganhar um bom dinheirinho, liberando espaço em casa.

7 – Disciplina é o plano

Sem disciplina nada irá funcionar. Sem ela você não vai conseguir parar os gastos supérfluos e nem separar o dinheiro necessário para os sonhos. Adote a disciplina como parte do plano para tornar todas as ações sugeridas um hábito e conseguir economizar o necessário.