No mês dedicado ao livro, a Crecerto realizou mais uma edição do Projeto Leitura de Histórias em Casa, completando sete anos de existência. A distribuição de kits de livros infantis para crianças do primeiro ano da Escola Básica Municipal Maria Petróli, de Concórdia, SC, ocorre desde 2017. Desta vez, o evento aconteceu na segunda-feira, 22 de abril de 2024, na sala do primeiro ano da escola, com a presença de pais e alunos. Cada criança recebeu um conjunto de cinco livros clássicos da literatura infantil de autores brasileiros e estrangeiros. Entre eles, estão obras de Cecília Meireles, Ana Maria Machado, Ruth Rocha, Os Irmãos Grimm e do dinamarquês Hans Christian Andersen.  

Cada criança recebeu um conjunto de cinco livros clássicos da literatura infantil de autores brasileiros e estrangeiros.

O Projeto

O objetivo do Projeto é incentivar a formação de uma biblioteca nas casas das crianças e fomentar a leitura de livros entre pais e filhos. A ideia é baseada na crença de que o envolvimento das as crianças em situações de leitura, em contações de histórias, mesmo não sabendo ler ainda, abre um novo universo para elas. Acredita-se que a interação com as histórias e seus personagens possibilite a criação de oportunidades para formação do caráter dos pequenos e, claro, contribua para a formação leitora delas.

O objetivo é incentivar a formação de uma biblioteca nas casas das crianças.

Mês do Livro

A atividade realizada propositalmente no mês de abril, considerado o Mês da Livro, também se reveste de um significado especial.  Nesse período são comemoradas oficialmente três datas. São elas: dia 2 é o Dia Internacional do Livro Infantil, já dia 18 é o Dia Nacional do Livro Infantil e, por fim, dia 23 é celebrado o Dia Mundial do Livro.

O evento é realizado com a presença de pais e alunos do primeiro ano.

Andersen

O Dia Internacional do Livro Infantil é comemorado no dia 2 de abril porque esse é o dia do aniversário do escritor dinamarquês Hans Christian Andersen (1805-1875. Assim, desde 1967, o Conselho Internacional sobre Literatura para Jovens, com o objetivo de despertar o amor pela leitura, celebra os livros infantis. Suas obras mais conhecidas são: O Patinho Feio e A Pequena Sereia.

Monteiro Lobato

O Dia Nacional do Livro Infantil também é conhecido como o “Dia de Monteiro Lobato” porque é comemorado no dia do nascimento de Lobato, em 18 de abril. Lobato é o maior representante da literatura infantil no Brasil. Autor de clássicos que marcaram e ainda marcam gerações, como os volumes que constituem a coleção de narrativas ambientadas no Sítio do Pica-pau Amarelo.

Shakespeare e cia

No dia 23 de abril é comemorado o Dia Mundial do Livro e o Dia do Direito de Autor. A data especial foi criada pela Unesco, em sua XXVIII Conferência Geral, ocorrida em 1995, para homenagear Inca Garcilaso de la Vega, Miguel de Cervantes e William Shakespeare, três grandes autores, que, coincidentemente, morreram em 23 de abril de 1616.