A Crecerto é uma OSCIP. Mas, afinal, o que é isto? É esta dúvida que o texto a seguir tenta dirimir, diferenciando bancos comerciais de OSCIPs de microcrédito.

Banco Comercial – Os bancos comerciais têm uma participação muito importante na economia de um país. Por isso mesmo, é o tipo de instituição financeira mais conhecido da população de um modo geral. Eles podem ser privados ou públicos, neste caso, o Estado é o sócio majoritário. Entre as principais atividades de um banco comercial está a captação de recursos por meio de depósitos à vista (as contas correntes) e também por meio de depósitos a prazo. Nesses bancos, as pessoas têm acesso aos tradicionais serviços bancários, onde podem realizar movimentações financeiras como efetuar depósitos e saques ou fazer pagamentos e transferências de saldo, por exemplo.

OSCIP de Microcrédito – As instituições de microcrédito atendem aos pequenos negócios que podem ser formais ou informais, concedendo crédito em pequenos valores para investimento ou capital de giro. São entidades regulamentadas pelo Ministério da Justiça. Oficialmente são chamadas de OSCIP (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público), nomenclatura que popularmente é mais conhecida como ONG.

Matriz da Crecerto, Concórdia – SC

Diferentemente dos bancos comerciais, estas instituições não realizam captação de recursos por meio de depósitos à vista ou a prazo. A função principal é facilitar o acesso ao crédito, O objetivo é facilitar o acesso ao crédito, fazendo com que os recursos cheguem o mais rápido possível às mãos daqueles que mais precisam.

A Crecerto, a exemplo de outras OSCIPs,  é uma Agência de Microcrédito que participa do Programa Nacional de Microcrédito Orientado (PNMPO) coordenado pelo Ministério do Trabalho e Emprego, uma nova mentalidade criada no setor de crédito que prevê a avaliação da atividade e da capacidade de endividamento do tomador final. Todos os pedidos são analisados por um comitê de crédito para evitar o endividamento puro e simples de quem precisa de recursos.