Elas formam um time campeão. Giordana, Elis, Luciana e Fábila se destacam na equipe de paratletas da Associação Concordiense de Tênis de Mesa quando disputam as competições na categoria Deficiência Intelectual. Foi assim nos Parajasc (Jogos Abertos Paradesportivos de Santa Catarina), em 2017, quando as atletas Giordana e Elis trouxeram a medalha de ouro na Dupla e no Individual, representando Concórdia. A conquista de medalhas e títulos traz satisfação e muita emoção, no entanto, mesatenistas, familiares e treinadores carregam uma emoção mais forte no peito. Conforme diz Ademir Monteiro, presidente e treinador da Associação, a grande vitória é vê-las felizes, a competição vem depois. “Acho que a gente fica mais feliz do que elas. A sensação é de que recebemos muito mais do que conseguimos dar. É uma alegria enorme”, revela.

O pai de Giordana, Vágner de Almeida Ramos, é grande incentivador da filha e testemunha da mudança positiva que o esporte promoveu na paratleta desde que começou a jogar há cinco anos. “Ela melhorou em tudo, na coordenação motora e ficou mais comunicativa. No início, chorava pra sair de casa e, agora, aprendeu a viajar para competir sem estarmos juntos”, diz emocionado.

Fábila, Elis, Luciana e Giordana

O treinamento na Associação segue uma rotina semanal, as terças e quintas-feiras, das 14:00 as 16:00, na sede da entidade, que fica nos fundos do estádio municipal Domingos Machado de Lima. O treinador Ademir Monteiro é auxiliado pela atleta Mayara Fantin Neves. Os dois demonstram dedicação e carinho no atendimento às paratletas que dividem o mesmo espaço com os outros atletas da entidade e treinam com eles também. “Não fazemos diferenciação. Todos treinam juntos”, explica Monteiro.

A atleta Mayara (D) auxilia o técnico Ademir.

A Associação Concordiense de Tênis de Mesa participou no dia 05 de outubro, em Xanxerê da quinta etapa do Circuito Oeste Crecerto de Tênis de Mesa e, mais uma vez, as paratletas foram destaque, conquistando medalhas.

A Crecerto é a patrocinadora máster deste evento e há oito anos patrocina o tênis de mesa, apoiando as atividades da Associação.

Como curiosidade sobre a modalidade de tênis de mesa, ela está entre os três esportes para atletas com deficiência intelectual presentes em Jogos Paralímpicos, dividindo a participação com natação e atletismo.