A Agência de Microcrédito Crecerto tem carteira de clientes formada por 45,18% de mulheres. São empreendedoras que tomam crédito para investir em negócios próprios, parte deles já constituídos formalmente e outros ainda na informalidade. As iniciativas mais comuns estão relacionadas com atividades de costura, artesanato, salão de beleza, empresas de limpeza, pequenos comércios e doces e salgados caseiros. O quadro é revelador da independência das mulheres que, cada vez mais, buscam conduzir o próprio destino.

Josélia de Oliveira abriu seu próprio salão de beleza.

É o caso da microempresária Josélia de Oliveira que pegou recursos e montou seu próprio salão de beleza. No Joh – Estúdio de Beleza, em Concórdia, SC, atende os clientes e vende produtos com apoio do próprio marido que trabalha junto com ela. Um dos segredos é o controle das contas que a empreendedora não descuida nunca. “Não é só o bom atendimento. O controle das contas deve ser bem feito para o negócio dar certo. Procuro sempre estar estudando e me especializando para oferecer o melhor para o meu cliente”, ensina ela.

Empresa familiar garante renda à família

Empreendimento garante renda extra para a família de Lúcia Engel Zanella.

Na fábrica de produtos coloniais Nona Emma, em Peritiba, SC, tem outro exemplo de empreendimento feminino de sucesso. Lúcia Engel Zanela, está à frente do negócio junto com o marido e o filho numa atividade que garante renda extra à família que também trabalha na agricultura, mantendo uma tradição de muitos anos na região.  “A gente faz o que gosta de fazer. Com carinho e muito amor e sem colocar nenhum conservante nos produtos”, diz ela, com um sorriso no rosto.

Segundo a empreendedora, no início, o trabalho era feito na própria casa, mas foi necessário ampliar aos poucos, atendendo à demanda que foi crescendo. “Foi surgindo a necessidade de construir uma empresa maior, num local adequado, seguindo a legislação sanitária e, hoje estamos aqui”, acrescenta.  O nome Nona Emma é uma homenagem à avó da família, considerada por eles uma mulher lutadora que teve, nada mais nada menos, do que 17 filhos ao longo da vida.