O mês de abril é um período muito significativo para os amantes de livros e para lembrar da importância da leitura de livros infantis por parte das crianças. Várias datas do mês homenageiam o livro: dia 02 de abril é o Dia Internacional do Livro Infantil; 18 de abril é o Dia Nacional do Livro Infantil e 23 de abril é o Dia Mundial do Livro.

São datas para comemorar a leitura infantil e seu universo fantástico, mas também de tentar conscientizar o mundo adulto e instituições responsáveis pela formação escolar dos pequenos. Incentivar a leitura é um grande desafio para os pais, os responsáveis, escolas, editoras e instituições em geral.

A Crecerto tem uma preocupação especial com tema. Desenvolvemos há mais de cinco o projeto “Leitura de Livros em Casa”, promovendo a distribuição de kits de livros infantis para crianças. O objetivo é incentivar a formação de uma biblioteca nas casas das crianças e fomentar a leitura de livros entre pais e filhos.

Projeto da Crecerto distribui livros em escola para incentivar leitura em casa.

Quando as crianças se envolvem em situações de leitura, em contações de histórias, mesmo não sabendo ler ainda, abre-se um novo universo para elas. Acredita-se que a interação com as histórias e seus personagens possibilite a criação de oportunidades para formação do caráter dos pequenos e, claro, contribua para a formação leitora delas.

Andersen

O Dia Internacional do Livro Infantil é comemorado no dia 2 de abril porque esse é o dia do aniversário do escritor dinamarquês Hans Christian Andersen (1805-1875. Assim, desde 1967, o Conselho Internacional sobre Literatura para Jovens, com o objetivo de despertar o amor pela leitura, celebra os livros infantis. Suas obras mais conhecidas são: O Patinho Feio e A Pequena Sereia.

Datas homenageiam o dinamarquês Andersen (capa do livro) e brasileiro Monteiro Lobato.

Monteiro Lobato

O Dia nacional do livro infantil também é conhecido como o “Dia de Monteiro Lobato” porque é comemorado no dia do nascimento de Lobato, em 18 de abril. Lobato é o maior representante da literatura infantil no Brasil. Autor de clássicos que marcaram e ainda marcam gerações, como os volumes que constituem a coleção de narrativas ambientadas no Sítio do Pica-pau Amarelo.