Foi instalada na quarta-feira, 31 de maio de 2023, no Senado Federal, em Brasília, a Frente Parlamentar de Apoio ao Microcrédito e às Microfinanças que, inicialmente, será integrada por senadores e deputados federais e presidida pelo senador Esperidião Amin. O objetivo do grupo é discutir o acesso a crédito, dialogando com a diversas instituições como o Sebrae, Caixa Econômica Federal, BNDES, ministérios do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Desenvolvimento Agrário e Assistência Social. O evento contou com a presença de representantes do setor, mais especificamente da Abcred, tendo à frente a presidente da entidade, Isabel Baggio, junto com a diretoria da entidade.

Frente tem objetivo de discutir acesso ao crédito.

De acordo com o presidente da Crecerto e vice-presidente da Região Sul para a Abcred, Marcio Cesar Rossini, a criação da Frente é uma iniciativa importante que fortalece o setor. “Ter uma representação dentro do Congresso Nacional é fundamental para a discussão e implementação de melhorias no sistema de microcrédito e microfinanças. O avanço que necessitamos passa, primeiramente pelo aprimoramento da legislação que rege o setor. Com esta representação aqui em Brasília, acreditamos que esta tarefa ganhará agilidade e trará grandes benefícios a quem distribui crédito e a quem recebe”, resumiu ele.

Representantes do setor de microcrédito e microfinanças em foto com o senador Esperidião Amin que presidirá a Frente.

Durante o lançamento da frente, a Caixa Econômica Federal e a Associação Brasileira de Entidades Operadoras de Microcrédito e Microfinanças (ABCRED) assinaram um convênio com objetivo de facilitar o acesso de linhas de crédito para organizações da sociedade civil de interesse público. Na prática, a Caixa estará anunciando a reabertura de uma linha de repasse de funding para as OSCIPs de Microcrédito.