O horário é de sol escaldante, das 14 às 15 horas, mas elas não falham, estão sempre presentes nas aulas de atletismo do professor Epitácio da Silva Vargas. São em média 30 crianças e adolescentes com idade entre nove e 17 anos que praticam a modalidade duas vezes por semana, nas terças e quintas-feiras, na pista de atletismo da Escola de Educação Básica Professor Olavo Cecco Rigon, em Concórdia, SC. O professor aposentado desenvolve de forma voluntária a atividade que funciona como uma extensão do Clube dos Corredores de Concórdia. Para os atletas mirins não custa nada e eles até ganham transporte gratuito e um lanche a base de frutas ao final da aula.

Todos os encontros começam com exercícios de aquecimento. Em seguida, são feitas as aulas dirigidas para alguma modalidade. No mês de novembro foram realizadas aulas específicas sobre corridas de revezamento com bastão.

O projeto conta com a colaboração importante do professor de educação física, Ângelo Rizzi Stédile, que, igualmente, trabalha de forma voluntária.

Segundo Epitácio, a iniciativa tem como finalidade promover a integração social e melhorar a qualidade de vida dos participantes, além de descobrir talentos na modalidade. “Nossa maior satisfação é ouvir testemunhos de pais, afirmando da melhora no comportamento dos filhos, desde a alimentação até na motivação para estudar. Isto é o mais gratificante”, revela.

A partir de 2021, o trabalho passou a receber o apoio da Agência de Microcrédito Crecerto. Inicialmente, o recurso está sendo investido para garantir o lanche dos atletas.