O Discurso do Rei, uma história que parece ficção se não fosse verdadeira, é baseada em fatos reais. Um rei que se envolve com uma americana divorciada e que é obrigado a abdicar do trono. O irmão mais jovem assume o lugar, tendo uma característica não muito indicada para quem precisa liderar. O Príncipe Albert da Inglaterra é gago e, obviamente, enfrenta imensas dificuldades para falar em público

Com a ajuda importante de sua amada esposa, Elizabeth, ocorre a contratação de um fonoaudiólogo especializado para tentar solucionar com brevidade aquele sério problema. Vencer a gagueira se transforma num desafio que evidencia o uso de métodos não convencionais para ensinar o monarca a falar com segurança e, ao mesmo tempo, cria as condições para o nascimento de uma grande amizade que é construída entre professor e aluno.

Há muitas lições que podem ser abstraídas desta grande empreitada do Príncipe Albert que passou a chamar-se George VI ao assumir o reinado. Tornou-se um dos reis mais aclamados da Inglaterra e, pela sua história de superação, um exemplo inspirador para momentos desafiadores da vida. Aqui vai um resumo de como podemos observar o filme para aprimorar nossa liderança diária. Quando você concluir de ver a película, verá a transformação surpreendente do Rei numa demonstração do poder da liderança inovadora.

  • Planejamento

O Discurso do Rei é um grande exemplo de que o Planejamento é essencial em qualquer atividade. O fonoaudiólogo planejou claramente demonstrar que o progresso era possível, principalmente ao insistir que entre ele e o Rei, o tratamento seria pelo primeiro nome, quebrando paradigmas e aproximando as relações.

  • Autoconfiança

O filme é um bom exemplo de que é preciso acreditar nas aplicações de ferramentas e técnicas capazes de melhorar a dinâmica da equipe, e consequentemente, dos negócios. Só ter experiência e conhecimento não é suficiente, crer no potencial faz toda a diferença. É isso que o fonoaudiólogo faz ao colocar-se de igual para igual diante do Rei e atua no desenvolvimento da sua autoconfiança.

  • Ambiente positivo

O envolvimento entre os dois personagens principais do filme se dá num clima que, aos poucos, se transforma numa atmosfera positiva. A confiança entre os dois cresce e vira um importante combustível para a consecução da tarefa. O ambiente é construído através de elogios e palavras de incentivo. Serve de exemplo para situações de nosso cotidiano quando, por exemplo, tratamos sobre promoções, parcerias e clientes e queremos incentivar boas práticas.