Como vai a sua vida financeira, a sua relação com o dinheiro? Conforme crescemos, vamos percebendo melhor por que cuidar bem dos nossos ganhos é fundamental para garantir nossa prosperidade e de todos aqueles que dependem da gente. A dica é antiga, mas um dos segredos do sucesso é não gastar valores maiores do que os do nosso salário. Mesmo assim, alguns ainda insistem em fazer exatamente ao contrário e o resultado, obviamente, é o endividamento, são as contas no vermelho.

Nesse sentido, a orientação básica é separar um montante do salário para aqueles gastos que você e os seus não podem prescindir como comida, luz, água, aluguel, escola, etc. Eles estão no rol de coisas que tornam possível a gente levar a vida com mais tranquilidade. Além destes, vem ainda a reserva para pagamentos de dívidas. E o que sobrar é o que você pode investir em “pequenos luxos” ou nas coisas que não são essenciais. Já dá para imaginar o que você deve cortar quando a coisa apertar em determinado momento.

Assim como o dinheiro é imprescindível, a educação financeira também é um item importantíssimo em nossas vidas. As decisões que você precisa tomar vão definir o seu futuro e o nível de prosperidade que poderá atingir. Saber usar bem o quanto temos e sem exageros é um indício de que estamos aprendendo a colocar a razão antes da emoção em assuntos financeiros. É preciso valorizar o que se tem. Nem sempre teremos condições de fazer o máximo. Por isso, essa disciplina é importante. Às vezes, a melhor decisão é dar um passo atrás para poder negociar com tranquilidade mais tarde. E quando você começar a poupar é porque as coisas estão começando a dar certo.