O grande diretor Alfred Hitchcock dizia que “o cinema é a vida sem as partes chatas”. Não importa o gênero, um bom filme sempre é capaz de cativar a gente, exatamente porque ele traz o que é mais interessante numa história. É o caso destes dois filmes que estamos sugerindo, que se tornaram ferramentas bastante conhecidas quando o assunto é educação financeira. O primeiro é ‘Fome de Poder’ (2016), neste filme (que originalmente chama The Founder), os irmãos Mc Donald’s tinham um negócio inovador, mas não estavam dispostos a expandir. Quem veio com o plano foi Ray Kroc que insistia em levar o negócio para todo o território dos EUA. A estrada foi dura até lá e tem um mix de exemplos e anti-exemplos. Mesmo trazendo um crescimento gigantesco, Kroc se transforma no pior sócio que os irmãos Mc Donalds poderiam encontrar.

E o segundo atende uma demanda bastante atual relacionada ao empreendedorismo feminino. Dados recentes da Crecerto, por exemplo, revelam que quase metade da clientela do microcrédito é formada por mulheres. Mais precisamente, elas já são 44% da carteira de clientes da nossa Organização.

O filme em questão é sobre uma mulher empreendedora! Baseada na história real de Joy Mangano, a película traz a perspectiva de uma mulher criativa desde pequena que enfrenta um caos familiar enquanto estrutura seu negócio. Pense num filme onde a personagem principal tinha tudo para não dar certo, mas deu. É este: Joy: O nome de sucesso (2015). Joy é aquela empreendedora para se orgulhar. Uma mulher que não tinha apoio nem da família e é sabotada dentro da própria casa. Nem mesmo o ambiente destrutivo que estava rodeada conseguiu impedi-la de criar o seu império.

É hora de curtit e aprender boas lições. Bom espetáculo!!