Um filme de 2015 que reúne um grupo de atores muito bons. Só por isso, já valeria a pena assistir Joy – o nome de sucesso. Traz no elenco Jennifer LawrenceRobert De Niro e Bradley Cooper. Conta história de Joy Mangano, inventora do “miracle mop”, um esfregão que se torce sozinho e que virou febre nos anos 90 após aparecer num programa de vendas na televisão.

É bastante interessante acompanhar a trajetória de Joy, desde a concepção da ideia do esfregão e construção do primeiro protótipo, até a busca por investidores e formas de distribuição do produto. O enredo mostra a vida complicada da protagonista que é divorciada e mãe de dois filhos, vive com seus pais e ex-marido, morando no porão.

No entanto, Joy tem uma qualidade especial: sempre foi muito criativa, desde a infânica. Ela inventa o esfregão de limpeza milagroso que se transforma em um fenômeno de vendas e faz dela uma das empreendedoras de maior sucesso dos Estados Unidos.

Para quem está precisando de motivação nos negócios é uma ótima pedida. Entre outros, a gente encontra lá alguns pressupostos para o sucesso:

 

1 – Ser inovador –

O filme é uma prova interessante de como é possível inovar e criar produtos a partir de experiências próprias.

 

2 –Saber vender a sua ideia

Não basta criar algo novo, saber vender é tão importante quanto. Apresentar o seu produto para conquistar vendas pode fazer toda a diferença conforme se vê na história. Nem sempre é preciso ser um expert em vendas. O principal é ter um produto bom e acreditar realmente em suas vantagens e na utilidade para as pessoas.

 

3 – Persistência

A lição de persistência em Joy – o nome do sucesso está no fato da protagonista da história nunca desistir de inventar coisas apesar de algumas críticas que recebia. Quando ela resolveu acreditar de fato em seu potencial, as coisas mudaram radicalmente. Ela não desistiu, mesmo diante dos fracassos iniciais que serviram como sinal para ela não parar. O negócio é persistir.

Joy: O Nome do Sucesso é um excelente filme sobre empreendedorismo, persistência e superação. Que sirva de inspiração, uma coisinha que todos nós precisamos diariamente, não é mesmo?