Dados mostram que durante a pandemia aumentou a incidência de golpes no mercado, principalmente através da internet. Microempreendedores, muitas vezes, no ímpeto de quererem vender mais e crescer, são pegos de surpresas pelos golpistas. Com relação ao ambiente virtual, os golpes que mais aparecem são: boleto falso, Super descontos para quitar dívidas/Liberação de crédito, clonagem do whatsapp e do cartão de crédito e site falso de compras. O aumento se deve em grande parte ao uso cada vez maior de serviços digitais nos últimos dois anos. Com o isolamento social, uma grande parcela de pessoas e empresas passou a utilizar mais a internet e os aplicativos para realização de pagamentos e outras transações financeiras. Muitos não tinham experiência com tecnologia e ficaram mais expostos a fraudes.

Em se tratando de internet, cuidar das senhas e não compartilhá-las com outros é um passo fundamental na prevenção aos golpistas. Nunca compartilhe sua senha com amigos e parentes ou encaminhe senhas por aplicativos de mensagens, e-mails ou SMS. Nunca utilize dados pessoais como senha (ex. data de aniversário, placa de carro etc.), nem números repetidos ou sequenciais (ex. 111111 ou 123456), nem anote senhas em papel, no celular ou no computador.

Golpes clássicos e como são operados. Fique de olhos abertos:

  1. 1Boleto falso- Esta é uma das fraudes mais comuns e mais difíceis de identificar da internet. A prática envolve a adulteração do número do código de barras dos mais diversos tipos de boletos bancários, desde mensalidades de escolas a débitos com o Detran. Nesse caso, os criminosos intervêm no meio do processo e enviam os boletos adulterados para a vítima ou criam sites falsos que oferecem o download da fatura;

Como se proteger? A solução é usar um bom sistema de antivírus/antimalware evitar ataques de vírus e remover arquivos infectados. Tome muito cuidado com mensagens de e-mails com teor alarmista, que usam palavras como “Urgente!!” e, lembre-se, dificilmente, as empresas fazem cobranças por e-mail, em caso de dúvidas, faça o contato através dos canais oficiais.

  1. 2Super descontos para quitar dívidas/Liberação de crédito – Esse caso acontece quando o fraudador descobre que você precisa quitar uma dívida de empréstimo e entra em contato oferecendo um super desconto, caso você pague um boleto de cobrança. Além disso, outro golpe comum se refere à contratação de uma linha de crédito. Nesse caso, o fraudador entra em contato informando que caso a pessoa pague uma taxa X extra, ela deixará de ter empecilhos para contratar uma linha de crédito. Outra abordagem comum é a necessidade de um “depósito antecipado” para liberação do crédito.

Como se proteger? Sempre desconfie de qualquer contato que ofereça descontos ou grandes vantagens. O melhor caminho nesses casos é entrar em contato com os canais oficiais da empresa em que a sua dívida está aberta ou contatar os órgãos de proteção ao crédito como SPC e Serasa.

  1. 3Clonagem no cartão de crédito– Consiste no roubo de identidade do portador do cartão e trata-se da fraude mais comum na internet. Nesses casos, os criminosos utilizam os dados de um cartão de crédito roubado fisicamente ou online para realizar compras em lojas virtuais. Como resultado, o dono do cartão só fica sabendo do golpe ao visualizar a fatura do mês. Embora cause danos tanto ao estabelecimento quando ao dono do cartão, é o lojista quem sai mais prejudicado, uma vez que deve fazer o estorno junto às operadoras e, em alguns casos, arcar com a perda do produto enviado.

Como se proteger? Fique sempre atento na hora das compras. Confira se é mesmo o seu nome impresso no cartão devolvido e, se possível, passe você mesmo o cartão na maquininha em vez de entregá-lo para outra pessoa. Nos caixas eletrônicos, procure funcionários do banco devidamente uniformizados, não aceite ajuda de desconhecidos.

  1. 4Clonagem do whatsapp – Geralmente, isso é feito por meio do envio de mensagens contendo links que levam a sites fraudulentos ou que instalam softwares maliciosos capazes de roubar as informações do aparelho da vítima. Entre as modalidades mais comuns estão o envio de descontos para compra de produtos, alertas para realizar atualização de cadastro, ofertas de emprego, saque de FGTS, isenção de IPVA, entre outras.

Como se proteger? Primeiro, proteja o seu WhatsApp de invasões e clonagens. Nas configurações do aplicativo, clique em CONTA, depois em CONFIRMAÇÃO EM DUAS ETAPAS e ative essa funcionalidade de segurança com uma senha.

  1. 5Site falso de compras- Os sites se parecem com lojas virtuais reais, criados com o intuito de enganar consumidores e roubar seus dados pessoais e financeiros. Para isso, geralmente a loja falsa envia um e-mail ao usuário solicitando a confirmação de informações e disponibilizando um link para o site fraudulento. O golpe também usa sites que se assemelham aos de bancos, serviços (como Netflix e Amazon) e até mesmo de instituições do governo.

Como se proteger? Sempre que for realizar qualquer compra online, verifique se a loja possui avaliação em sites de reclamação (como o Reclame Aqui, por exemplo); se a URL é a oficial e se o site é seguro ou não. Para identificar se o site é seguro uma boa dica é verificar se ele possui a certificação de segurança (a página possui o pequeno cadeado que fica do lado esquerdo da URL? se sim, esse é um indicativo de que ela é segura).