Uma das características de quem lidera é estar bem informado. Só por este motivo, a leitura de livros sobre já seria uma necessidade para quem exerce uma função de liderança ou para quem almeja chegar lá. Sabe-se que grandes líderes não surgem da noite para o dia. O desenvolvimento da capacidade é um processo, muitas vezes longo, construído com atenção e dedicação um pouco a cada dia. E neste caminho nada melhor do que aprender com os erros e acertos dos outros, por isso, mais uma vez, para estar em constante evolução, a leitura é fundamental. Selecionamos três obras que podem ajudar a melhorar sua liderança ou levar a novas descobertas pessoais e, quem sabe, revelar o líder que há em você.

  1. O Monge e o Executivo, de James C. Hunter

Nossa primeira dica trata-se de um clássico desse tipo de literatura. Imperdível para quem quer se aperfeiçoar e conhecer pontos essenciais da liderança. Em O Monge e o Executivo, Hunter narra a história de John, um executivo bem-sucedido, que muda quando começa a receber mensagens negativas sobre sua forma de lidar com sua família e seus funcionários. Em dado momento surge a ideia de fazer um retiro em um mosteiro. É lá que ele vai fazer um tipo de imersão para se conhecer melhor. Ele recebe valiosas orientações de um ex-executivo que havia virado monge. As lições estão voltadas principalmente para a valorização do lado humano que, no final das contas, deve ser mais importante do que os negócios.

2. Comece pelo porquê – Simon Sinek

 

Antes de falar deste livro é importante lembrar que o tema abordado na obra, simplesmente é um dos TED Talks mais populares do mundo. O conceito chamado “Golden Circle” desenvolvido por Simon Sinek, é um modelo simples, mas poderoso que explica como grandes líderes pensam, agem e se comunicam para garantir uma liderança bem-sucedida. De acordo com os estudos do autor, a grande diferença entre os que obtém sucesso está no propósito definido. Daí, a ideia “Comece pelo porquê”, ou seja, defina o porquê para garantir que seu trabalho seja verdadeiramente inspirador e atinja as pessoas certas.

  1. Criatividade S.A., de Ed Catmull & Amy Wallace

O autor, cofundador da Pixar e responsável pelo longa de animação Toy Story, de 1995, descreve seu caminho até chegar onde chegou.

O livro traz muitas sugestões do que fazer para manter uma cultura saudável na sua empresa. Criatividade S.A. cativa o leitor ao unir negócios e inovação, e se você for líder, colaborador ou apenas um fã de cinema, certamente vai tirar algo de valioso dessa história.  Ed conta detalhes das dificuldades para produzir o primeiro filme da companhia, os erros cometidos na continuação de “Toy Story”, o esboço original de “Up! Altas Aventuras”, as versões do final de “Wall-E”, os projetos que morreram e nunca vieram à público.