Ninguém ou nada nasce pronto. Muito menos o ser humano. Tudo na natureza é uma construção. Tornar-se uma pessoa determinada e persistente com seus objetivos na condução de sua vida financeira, demanda um esforço especial e, principalmente, ocupa um bom tempo da vida. No entanto, é um desafio que vale a pena!

Sempre é tempo de começar, aprender e praticar. Gastar menos do que você recebe, talvez seja uma das lições mais importantes neste tipo de ensinamento. Mas, existem outros que também são fundamentais e precisam ser seguidos neste processo. Acompanhe alguns:

 

  1. Gaste menos do que você ganha – Tudo começa com a conscientização sobre a diferenciação entre consumo e consumismo. Eliminar os supérfluos da vida é o primeiro passo para você evitar de gastar mais do que ganha, deixando de fazer compras por impulso;
  2. Melhore sua renda – Muitas vezes, mesmo tomando medidas práticas como limitar gastos, parar de fumar ou beber, a gente não consegue melhorar o rendimento. Então é o momento de pensar em ter uma renda extra, aproveitando o tempo livre. Aproveite uma habilidade sua e abra seu negócio ou se torne motorista de aplicativo, organize um brechó ou venda algum tipo de produto. Invente para alcançar algo mais;
  3. Busque conhecimento – Não tem como melhorar sem buscar informações, sem aprender algo sobre educação financeira. A partir daí o negócio é transformar o aprendizado em ações e em comportamento prático. Em outras palavras, com conhecimento conseguimos qualificar as tomadas de decisão.
  4. Faça um planejamento e invista – Defina metas a curto, médio e longo prazos. Se a ideia é melhorar a renda com atividade extra, procure uma organização de microcrédito para investir. Além de tudo, é preciso ter recursos para uma reserva, o chamado capital de giro. Existem linhas de crédito específicas para isso. Se você abrir uma empresa MEI, ficará mais fácil ainda. Existem linhas exclusivas para microempreendedores.
  5. Bole uma estratégia de marketing – Mesmo os pequenos negócios precisam de um mínimo de planejamento na área de marketing. Começar pela divulgação na internet parece ser o mais sensato e mais barato. Identifique seu público alvo, pessoas que compartilham os mesmos gostos e interesses, assim é possível encontrar clientes ideais que se interessem nos seus produtos.