Sempre é tempo de investir e acreditar no próprio potencial. Num mundo baseado no consumo e na competição usar bem o dinheiro que conquistamos pode fazer uma grande diferença na busca pelo sucesso. Uma ferramenta importante para desenvolver essa habilidade é o conhecimento. Possuir informações nos coloca a frente dos concorrentes e pode nos ajudar a entender como fazer o dinheiro trabalhar para gente tanto quanto trabalhamos para ele. Esta é uma proposta apresentada em obras como “Os Segredos da Mente Milionária”, do escritor T. Harv Eker e no livro famoso deNapoleon Hill “Quem Pensa Enriquece”.

Nas duas obras os autores analisam a vida de milionários famosos e elencam atitudes desenvolvidas pelos endinheirados que seriam responsáveis pelo sucesso deles.

Eker fala “no seu modelo de dinheiro” – um conjunto de crenças que cada um de nós alimenta desde a infância e que molda o nosso destino financeiro, quase sempre nos levando para uma situação difícil. Ele mostra como substituir uma mentalidade destrutiva – que você talvez nem perceba que tem – pelos “arquivos de riqueza”, 17 modos de pensar e agir que distinguem os ricos das demais pessoas. Nessa linha, ele aponta princípios como:

  • Ou você controla o seu dinheiro ou ele controlará você;
  • A Ideia é fazer o seu dinheiro trabalhar para você tanto quanto você trabalha para ele. Para isso, é necessário poupar e investir em vez de gastar. “Enriquecer não diz respeito somente a ficar rico em termos financeiros”, diz Eker.

O autor Napoleon Hill se dedicou a pesquisa por vinte anos e acompanhou muito próximo a construção das 500 maiores fortunas do mundo. Em seu livro aparecem nomes como Henry Ford, Theodore Roosevelt, King Gillette e John Rockefeller.

Em resumo, o autor reuniu 15 características comuns a todos esses grandes vencedores onde, de forma semelhante a Eker, dá uma aula de educação financeira que tem ajudado muita gente a melhorar de vida. “Quem Pensa Enriquece” já vendeu mais de 30 milhões de exemplares no mundo.