“Tenha paciência e seja persistente”. A dica da mãe do personagem Billy Porter, que nasceu com paralisia cerebral, do excelente De Porta em Porta (2002), talvez seja uma das mais batidas orientações dadas a quem é empreendedor. E talvez seja uma das que mais tenha aceitação e ajude a dar resultados. Talvez, mas, só talvez, porque a mensagem que um filme pode transmitir pra gente depende de muitos fatores que envolvem coisas como interesses, conhecimentos e necessidades. Mais certo que isso só o fato de que filmes agradáveis são ótimos para nos manter motivados. De Porta em Porta (2002) é um excelente exemplo. Baseado em fatos reais, ele conta a história do melhor vendedor da empresa Watkins Incorporated nos Estados Unidos.

Bill Porter nasceu com paralisia cerebral, uma condição que acabou limitando a sua fala e movimentos das pernas e braços. O que não o impediu de trabalhar vendendo produtos de “Porta em Porta” em uma rota de mais de 11 quilômetros, alcançando imenso sucesso, apesar das grandes adversidades. Histórias bem contadas de pessoas que vencem na vida, ultrapassando barreiras, são sensacionais.

Em “Um Senhor Estagiário” (2015) o maior obstáculo do personagem de Robert De Niro é a idade. Ben Whittaker é um senhor de 70 anos que está buscando se reinventar, ele encontra no anúncio de um e-commerce a saída para o seu dilema: a empresa está contratando estagiários idosos. É aqui que ele conhece Jules Ostin, a jovem CEO de um e-commerce que está crescendo muito rápido.

O conflito de gerações torna o filme um interessante aprendizado sobre liderança e o respeito às diferenças. Logo Ben passa a compartilhar a sua visão sobre a vida, pontuando pequenos detalhes que podem modificar os relacionamentos interpessoais na empresa, como a importância dos funcionários se olharem nos olhos durante as conversas.

Os dois filmes dão lições sobre a importância de bons relacionamentos e de dar atenção às pessoas. Enquanto o idoso Ben ensina como criar um ambiente de trabalho saudável, o personagem Billy Porter mostra a importância de prestar atenção em seus clientes. Ele sempre os observava e escutava os seus problemas, e logo depois oferecia produtos da Watkins que os ajudassem.

Enfim, é ver para se inspirar.