Os microempreendedores são a razão de ser da Crecerto. Nossas linhas de crédito estão voltadas prioritariamente para este setor e visam promover o desenvolvimento e a qualificação das micro e pequenas empresas. Nossa tarefa se completa quando ajudamos a gerar empregos, distribuição de renda, inclusão social, redução da informalidade e fortalecimento da economia.

Dia 05 de outubro é comemorado o Dia Nacional da Micro e Pequena Empresa, representando um momento para lembrar a importância do setor para o desenvolvimento da economia.

Nós da Crecerto, há muito tempo sabemos da relevância da cabeleireira, do pedreiro, da padaria da esquina, do mercadinho, da vendedora de cosméticos, costureira, artesãos e tantos outros profissionais.

O setor mantem uma participação significativa na economia do país. Em termos de geração de empregos, as micro e pequenas empresas têm sido responsáveis em média por 2/3 das vagas ofertadas no país, isto é, o dobro dos postos de trabalho gerados pelas empresas de médio e grande porte.

Para se ter uma ideia melhor, o número de abertura de micro e pequenas empresas e de microempreendedores individuais (MEIs) no primeiro semestre de 2021 foi o maior desde 2015, segundo levantamento do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), com base em dados da Receita Federal.

Nos seis primeiros meses deste ano, 2,1 milhões de negócios desses três segmentos foram abertos, 35% a mais do que o registrado no mesmo período de 2020 e quase o dobro de 2015.

Legislação

Momentos importantes que ajudaram a criar uma realidade mais favorável para o setor foram da criação das leis regulamentadoras. Um bom exemplo é a Lei Geral da Micro e Pequena Empresa. Também conhecida como Estatuto Nacional da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte, foi criada pela Lei Complementar nº 123/2006 para regulamentar tratamento favorecido, simplificado e diferenciado a esse setor. Depois disso, não menos importante, foi a promulgação da Lei Complementar 128/2008 que criou a figura do Microempreendedor Individual (MEI) e todos os benefícios existentes hoje.