A Agência de Microcrédito Crecerto iniciou, no mês de janeiro de 2024, suas operações na cidade de Parnaíba, situada no estado do Piauí, com uma população aproximada de 160 mil habitantes, sendo o segundo maior município do estado, perdendo apenas para a capital Teresina, que abriga mais de 860 mil pessoas. A equipe de agentes de crédito que está atuando recebeu um treinamento especial para atender na região que possui condições socioeconômicas bastante específicas.  O trabalho vai abranger também outras cidades da região metropolitana de Parnaíba composta pelos municípios Luís Correa, Cajueiro da Praia e Ilha Grande, totalizando uma população de mais de 200 mil habitantes.

Parnaíba, PI, município onde agentes da Crecerto estão atuando.

“Antes de estabelecermos nossa presença em Parnaíba, realizamos uma extensa pesquisa na região Nordeste do país. Efetuamos visitas presenciais para entender melhor as condições de diversos municípios, e, após análise criteriosa, optamos por Parnaíba, cujo perfil melhor se alinhava com nossa estratégia. Vale ressaltar que contamos com o apoio técnico de especialistas do BNDES, que nos orientaram para garantir a qualidade de nossa avaliação”, revela Marcio Cesar Rossini, presidente da Crecerto.

Ao longo dos últimos 20 anos, o setor de microcrédito no Brasil teve um crescimento muito grande, impulsionado principalmente pela atuação de OSCIPs (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público) de microcrédito de Santa Catarina que desenvolveram procedimentos próprios e alcançaram grande agilidade na liberação de recursos. A Crecerto está inserida neste contexto como uma das agências de microcrédito que mais crescem no país e que adotou uma estratégia de expansão do atendimento para além da região Sul.

Os micro e pequenos negócios são foco da Crecerto no Nordeste.

A Organização, fundada em Concórdia, SC, inicialmente expandiu o atendimento para os três estados do Sul do país e agora direciona sua ampliação para o outro extremo brasileiro. Durante o processo de pesquisa de mercado, a direção da Crecerto realizou visitas a agências de microcrédito do Nordeste, mais especificamente nos estados de Pernambuco e Piauí. Além disso, em outros momentos, a organização recebeu a visita de equipes da Gerência de Microcrédito do BNDES e do representante do CEAPE, uma entidade de microcrédito sediada em Recife, PE.