Com o bom desempenho alcançado em 2017, a Agência de Microcrédito Crecerto de Concórdia, SC, atingiu a marca de mais de R$ 100 milhões de reais distribuídos na economia regional. A entidade atua há 16 anos na região do Meio Oeste catarinense e Norte gaúcho oferecendo crédito para pequenos e microempreendedores formais e informais. O crescimento da entidade no ano passado foi 30% superior a 2016. Com isso, a Crecerto se consolida como uma das organizações de microcrédito mais atuantes de Santa Catarina, cujo estado possui o maior número de OSCIPs do gênero no Brasil. “Crescemos em 2017, fazendo um intenso trabalho junto aos clientes e conseguimos um bom desempenho mesmo com a economia brasileira passando por enorme recessão. Crescemos no meio da dificuldade”, afirma Márcia Romanzini Dalla Costa, diretora executiva da entidade.

Ao longo dos últimos anos, a Crecerto tem procurado ampliar a área de atuação em Santa Catarina e no Rio Grande do Sul. Em pouco tempo, o número de locais atendidos pulou de 30 para mais de 70 municípios. Além de Concórdia, a instituição possui agência em Seara, Ipumirim, Capinzal, Catanduvas, Ipira, Chapecó e Erechim. Além disso,  agentes de crédito têm atuado nos municípios gaúchos de Passo Fundo e Vacaria na modalidade de emprego Home Office, também chamado de trabalho em casa.

A Crecerto não é uma financeira tradicional de interesse privado. Trata-se de uma OSCIP (Organização Social Civil de Interesse Público) que tem como finalidade o desenvolvimento econômico, social e o combate à pobreza. É um Agência de Microcrédito voltada para atender principalmente pequenos e microempreendedores, oferecendo linhas de crédito com valor máximo de 25 mil reais. “Nosso foco é levar o microcrédito a uma parcela da população que normalmente encontra dificuldades para conseguir recursos junto ao mercado financeiro tradicional. Nossos clientes são os pedreiros, costureiras, eletricistas, o dono do bazar, da lanchonete, o artesão ou qualquer outro tipo de trabalhador formal ou informal”, explica Márcia.

Ainda, de acordo com a direção da empresa, a expectativa em 2018 é atingir um volume de negócios bem superior ao alcançado até agora. “Em nosso segmento há uma expectativa bastante otimista. O microcrédito tende a crescer mais este ano”, prevê Márcia.