Nesta quarta-feira, 13 de setembro de 2023, o presidente da Crecerto, Marcio Cesar Rossini, acompanhou solenidade na sede da Caixa Econômica Federal, em Brasília, quando foi anunciada a nova estratégia da instituição para o segmento do microcrédito, com a liberação imediata de uma linha de crédito de R$ 300 milhões para as OSCIPS (Organizações da Sociedade Civil de Interesse Público) ampliarem a oferta de crédito assistido para a população mais vulnerável. O evento foi prestigiado pelo vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, a presidente da CAIXA, Maria Rita Serrano, a presidente da ABCRED, Isabel Baggio, o Senador Esperidião Amin e diversas outras autoridades e empreendedores convidados. “A decisão do Governo Federal reconhece que as OSCIPs de microcrédito são as mais capacitadas para fazer a distribuição de recursos para microempreendedores.  Quando fazemos este trabalho, não só distribuímos dinheiro para investimento. As instituições de microcrédito avaliam a capacidade pagamento do investidor, orientam sobre a aplicação dos recursos e acompanham o desempenho do empreendimento”, afirmou Rossini.

Acordo entre CAIXA e ABCRED prevê distribuição de R$ 300 milhões de reais até o final do ano.

A CAIXA e a Associação Brasileira de Entidades Operadoras de Microcrédito e Microfinanças (ABCRED) assinaram um Acordo de Cooperação Técnica para fomento ao empreendedorismo, por meio do crédito responsável. O dinheiro será emprestado às entidades de crédito que integram a Abcred. Caberá a entidades como a Crecerto emprestar os recursos aos empreendedores.

A presidente da CAIXA, Maria Rita Serrano, ressaltou a importância do trabalho realizado pelas instituições de microcrédito que acompanham de perto os microempreendedores. “Atuando junto às instituições de microcrédito, o atendimento é regionalizado, com atendimento personalizado e orientação aos tomadores”, observou Rita Serrano.

Recursos serão repassados pelas entidades de crédito que integram a Abcred.

“O microcrédito tem de ser uma política pública. Não pode ser meramente uma operação financeira. Senão não dá resultado. Tem que ter um acompanhamento para gerar resultados”, disse também.

Os recursos anunciados serão liberados até o final deste ano e a estimativa da CAIXA é beneficiar mais de 160 mil empreendedores.