A busca da independência financeira ou alternativa para enfrentar crise pode ser medida pelo número de novos microempreendimentos abertos no país. Levantamento feito pelo Sebrae mostrou que, mesmo em meio ao agravamento da pandemia, mais de 1 milhão de pequenas e micro empresas (PMEs) foram abertas no Brasil entre janeiro e abril deste ano. Em cenários como o que estamos vivendo  há uma tendência de mais pessoas buscarem abrir seu próprio negócio.

Uma boa ideia de empreendimento, não raro, precisa de recursos para se tornar realidade. E para cada uma delas a possibilidade de existir uma linha de crédito é muito grande.

Empresas como a Crecerto, que são especializadas em serviços para microempreendedores têm uma série de opções para a atender este tipo de necessidade.

Mas, antes de optar por uma linha de crédito e fechar a operação com alguma instituição é preciso seguir algumas ações:

 

  • 1-Identificar qual é a real necessidade do empréstimo ou financiamento;
  • 2-Pesquisar e definir a linha de crédito mais adequada às necessidades do negócio;
  • 3-Verificar qual a instituição financeira que oferece as melhores condições para a contratação do crédito;
  • 4-Elaborar um plano de negócio, pois esse documento é primordial para a definição das estratégias de atuação e a tomada de decisões relacionadas à implementação da empresa.

 

Microempreendedor pode receber crédito?

A figura do MEI foi criada em 2008 e logo se tornou a melhor forma de se formalizar um negócio ou começar um novo, do zero. O MEI conta com vantagens como tributação diferenciada, benefícios para ter segurança e ferramentas para auxiliar na gestão da empresa.

Em Santa Catarina, quem é Microempreendedor Individual (MEI) cadastrado tem acesso a uma linha de crédito exclusiva que não tem cobrança de juros. Trata-se do Programa Juro/Zero que oferece até R$ 5 mil reais para serem pagos em oito vezes. Ao efetuar os pagamentos em dia, o tomador não precisa pagar a última parcela que equivaleria aos juros da operação.

Microempreendedores formais e informais podem acessar linhas de crédito exclusivas na Crecerto.

 

Microempreendedor Informal pode receber crédito?

Mesmo estando na informalidade, empreendedores têm a possibilidade de acessar linhas de crédito exclusivas. Instituições de microcrédito como a Crecerto têm a finalidade de atender também este tipo de público. Com a linha de Microcrédito Produtivo, por exemplo, é possível enquadrar qualquer atividade e realizar operações de crédito. O processo de concessão de crédito depende de alguns fatores como o levantamento socioeconômico para definição das necessidades de crédito que ocorre com a visita de um agente de crédito ao local onde é desenvolvida a atividade. Somente a partir daí é feita a análise e a concessão do crédito.

Veja vídeo do Sebrae com dez dicas para a gestão financeira dos pequenos negócios:

https://www.youtube.com/watch?v=YhK0jVYq4IY&t=530s sobre empreendedorismo