O nome OSCIP pode parecer estranho para alguns, mas é muito importante para o setor de microcrédito no Brasil. Com o surgimento destas instituições, a sociedade brasileira ganhou um importante aliado dos micro e pequenos empresários (formais e informais).

A partir de 1999, com a implementação da lei do terceiro setor (9.790/99), as OSCIPs de microcrédito começaram a atuar oficialmente no Brasil. Ganharam a qualificação de organização da sociedade civil de interesse público (OSCIP) com a finalidade de distribuir microcrédito. A regularização permitiu que estas entidades tivessem acesso a recursos públicos. Nascia, então, um novo setor no mercado financeiro, distinguindo-se do que existia anteriormente, usando tecnologias operacionais e financeiras específicas mais adequadas às necessidades do público-alvo e capazes de facilitar, de forma considerável, o acesso ao crédito.

É desse setor que pertence a Crecerto, formando com outras dezenas de instituições um grande setor cujo principal intuito é a concessão de crédito a um público que, em geral, não tem acesso ao sistema bancário tradicional.

As OSCIPs de microcrédito contam com outra característica muito importante para o processo de aproximação com os clientes: o agente de crédito, que costuma fazer visitas pessoais aos empreendedores e aos seus negócios e é responsável por analisar e monitorar os empreendimentos atendidos e o seu fluxo de receitas e despesas, para verificar se há capacidade de pagamento. Esse acompanhamento é fundamental até para diminuir a inadimplência no setor. Ao mesmo tempo, as equipes podem cumprir o papel de dar apoio técnico e de gestão ao empreendedor na condução do seu negócio.

As OSCIPs de microcrédito se constituem, atualmente, num dos parceiros mais importantes dos micro e pequenos empreendimentos nacionais. Ao proporcionar acesso a recursos financeiros à população excluída do sistema financeiro tradicional, ajuda na melhoria da renda das famílias e garante milhões de empregos em todo o país.