Dados mais recentes sobre a economia brasileira mostram que a criação de pequenas e microempresas tem crescido ano a ano no país. O sonho de melhorar de vida leva muita gente a investir num negócio próprio. Por causa disso, o brasileiro é reconhecidamente tido como um povo empreendedor ainda que boa parte dessas empresas acabe fechando as portas em pouco tempo. Levantamento do IBGE, realizado no ano passado, mostrou que, por três anos seguidos, o Brasil registrou saldo negativo de empresas formais – mais empresas foram fechadas que abertas no país. Metade das empresas morrem antes de completar quatro anos e, entre as causas do insucesso, são apontadas a falta de planejamento estratégico e de conhecimento do mercado.

De outra forma, os empreendedores que obtém sucesso têm um comportamento diferente. Bons empreendedores possuem características básicas comuns que os tornam mais preparados para enfrentar o desafio de ter um negócio próprio. Abaixo, segue um pequeno rol de características presente nesse público e que pode ajudar a qualquer um que queira iniciar um negócio ou permanecer no mercado a não ter surpresas pelo caminho. Especialistas indicam que todo o empreendedor deve ter as seguintes características:

  • Acreditar em si mesmo: O primeiro passo é acreditar no próprio potencial. Quando o empreendedor acredita em si mesmo as chances de sucesso aumentam. Em muitos casos, essa crença pessoal vem com a experiência em um determinado ramo. Por isso, muitos empreendedores iniciam uma atividade depois de já ter sido funcionário de empresa. Se o empreendedor não possui esta característica é melhor nem começar a atividade;
  • Visionário: Todo empreendedor de sucesso tem como característica uma visão aguçada para os negócios, enxergar uma oportunidade de negócio onde poucos enxergam. Um exemplo é você optar por atender um nicho especifico de clientes, alguém que for abrir uma loja de calçados não necessariamente precisa ter todo tipo de calçado à venda, mas pode optar por oferecer modelos masculinos ou femininos, social ou esporte, etc. Para isso é preciso estar bem informado sobre o tipo de negócio que estará empreendendo, conhecer bem o mercado local e encontrar uma necessidade do público. O conhecimento é um poderoso aliado do empreendedor. É importante estar sempre atrás de novos conhecimentos e ficar antenado nas mudanças que acontecem ao seu redor;
  • Ter planejamento e metas.: O empreendedor precisa saber onde quer chegar, para isso é necessário primeiro ter um plano de negócios bem estabelecido para traçar metas que devem ser desafiadoras, porém, atingíveis. É importante estabelecer objetivos de curto (diário, semanal, mensal, etc) e longo prazo (trimestral, semestral, anual) que possam atender bem a necessidade de cada negócio.
  • Saber correr riscos: Nem sempre vai dar certo, o empreendedor precisa estar acostumado a arriscar e, muitas vezes, lidar com o fracasso. Conhecer bem as forças e as fraquezas do negócio que você está abrindo. É difícil abandonar planos que exigiram investimento de tempo, energia e dinheiro. Mas, na hora de continuar ou não com algo, não importa o que já se investiu, mas, sim, qual a previsão real de resultados. Todo projeto precisa ter o seu risco medido, para saber se vale a pena arriscar ou não.
  • Persistente: Empreendedor de sucesso tem de mostrar persistência, capacidade de improvisar e coragem para seguir em frente. Nem sempre o sucesso irá ocorrer já na primeira tentativa, o que é importante é aprender com os erros, não desistir quando não deu certo. A lâmpada que existe hoje foi fruto de várias tentativas frustradas de um homem chamado Thomas Edison (1847-1931), depois de 700 experimentos fracassados um de seus auxiliares sugeriu a Edison desistir, e sua resposta foi épica:

“O quê? Não avançamos um só passo? Avançamos 700 passos rumo ao êxito final! Sabemos de 700 coisas que não deram certo! Estamos para além de 700 ilusões que mantínhamos anos atrás e que hoje não nos iludem mais. E a isso você chama perda de tempo?”.